Revistas do UNIFOR-MG agora terão DOI – Digital Object Identifier

2017-04-28
A partir dos próximos números, a revista Conexão Ciência (Online) e a Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG terão DOI atribuídos a seus artigos. O Digital Object Identifier (DOI) é um sistema internacionalmente aceito, que serve para a identificação de documentos na internet. Apresentado como um hiperlink, ele permite localizar, acessar o texto integral, identificar os autores, além de oferecer segurança e preservação do conteúdo digital.

O principal retorno para as instituições que atribuem DOI às suas publicações são: o aumento da visibilidade e o acesso aos documentos já publicados, a possibilidade de identificar publicações que citam os periódicos da instituição e a promoção da persistência do endereço web, caso o material seja remanejado.

Outro retorno é a utilização do DOI na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que utiliza as informações do DOI como uma forma de certificação digital da produção científica dos pesquisadores por meio do Currículo Lattes.

Aos autores, a adoção do DOI pelas revistas científicas do UNIFOR-MG irá também proporcionar maior agilidade no preenchimento dos formulários do Currículo Lattes, divulgando e facilitando o acesso à produção acadêmica do pesquisador.

Através de parceria firmada com a agência de registro CrossRef, por intermédio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), para aquisição de DOI, o Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) fortalece práticas editoriais que aumentam a transparência, a confiabilidade e a preservação das informações disponibilizadas em suas publicações eletrônicas.