Determinação da presença de aflatoxinas em amostras de paçocas comercializadas em Montes Claros - MG

  • Nayara de Cássia Antunes FIP-Montes Claros
  • Ronilson Ferreira Freitas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
  • Vanessa de Andrade Royo FIP - Montes Claros UNIMONTES

Resumo

No Brasil, a cultura do amendoim e do milho tem sido foco de estudos, pois estes grãos possuem um consumo considerável pela população, onde os principais consumidores são crianças. Além disso, possui grande influência na exportação, tornando-se necessários programas de monitoramento e controle de aflatoxinas presentes nos grãos, uma vez que essas substâncias são tóxicas, e quando ingeridas podem causar prejuízo à saúde humana e animal. O objetivo desse estudo foi determinar a presença de aflatoxinas em amostras de paçocas comercializadas na cidade de Montes Claros, MG. Foram obtidas em triplicata amostras de paçocas no comércio de Montes Claros, escolhidos de forma aleatória, e conduzidas ao  Laboratório de Toxicologia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc, onde foram identificadas, trituradas, homogeneizadas e analisadas através de Cromatografia de Camada Delgada. Os resultados foram negativos para as amostras analisadas tanto no revelação física (luz UV), quanto na revelação química com ácido sulfúrico. Conclui-se que é importante testes de controle de qualidade para avaliar se amostras de paçoca de amendoim estão dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes e  livres de substâncias tóxicas.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Ronilson Ferreira Freitas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Mestrando em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Farmacêutico e Especialista em Farmacologia e Toxicologia Clínica pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc, Especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.
Vanessa de Andrade Royo, FIP - Montes Claros UNIMONTES
Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo
Publicado
2015-09-02
Seção
Artigos Originais