Avaliação do potencial energético e econômico do tratamento, destinação e reutilização de resíduos sólidos urbanos (RSU)

  • Andrea Brynner Rezende UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Resumo

A disposição final de RSU (Resíduo Sólido Urbano) apresenta-se como um grande problema para os municípios. Existem rotas de tratamento dos resíduos, das quais as mais utilizadas são incineração e aterro sanitário com recuperação de energia. Essas rotas podem, ainda, ser avaliadas segundo critérios de beneficiamento de materiais recicláveis (integradas) ou na comercialização desses materiais de forma bruta (não integradas). As rotas de tratamento podem gerar renda, o que amortiza o investimento empregado. Tais rendas podem ser obtidas com a venda de energia elétrica, com a comercialização de materiais recicláveis, com crédito de carbono através do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), taxas de tratamento de RSU, entre outras. Na modalidade de tratamento integrado, pode ser observado ganho financeiro com a economia de energia na produção de bens a partir de materiais recicláveis, encurtando a cadeia produtiva, além dos ganhos ambientais com economia de matéria-prima. A viabilidade dos projetos (incineração e/ou aterro sanitário) pode ser potencializada com a formação de consórcios intermunicipais que, dentre outras vantagens podemos citar a diminuição de custos, facilidade na captação de recursos e ampliação de receitas.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Andrea Brynner Rezende, UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
LICENCIATURA PLENA EM FISICA PELO UNIFOR-MG, MESTRADO EM ENGENHARIA DA ENERGIA UFSJ
Publicado
2016-03-08
Seção
Artigos Originais