Panorama do comércio eletrônico: aspectos e contribuições do mercado on-line formiguense

  • Álvaro Leonel de Oliveira Castro UNIFOR-MG
  • Alexandra Rezende Silva UNIFOR-MG
  • Isaac D'Leon de Almeida UNIFOR-MG
  • Eugenio Vilela Junior UNIFOR-MG
  • Georges khouri UNIFOR-MG

Resumo

O comércio eletrônico surgiu para oferecer ao empreendedor mais um canal de vendas, e quebrar barreiras físicas que antes impediam a expansão do empreendimento. Devido ao grande número de opções que o consumidor tem ao seu dispor, entender os conceitos dessa
nova ferramenta é fundamental para obter sucesso financeiro. O objetivo do estudo é demonstrar os resultados obtidos em 2014 a âmbito local e nacional. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresentam-se conceitos do comércio eletrônico e um levantamento do atual cenário brasileiro. O Brasil está em crescimento acelerado nesse setor. Estima-se um faturamento de 35 bilhões de reais para o ano de 2014 e 63 milhões de compradores únicos no período. Este artigo faz uso de pesquisa descritiva, pois relata a utilização de meios digitais utilizados pelos vencedores do “Mérito Lojista e Empresarial 2014” promovido pela CDL de Formiga-MG. Em termos locais, observa-se que o processo se encontra em desenvolvimento,
as empresas começam a investir em vendas on-line e assumir caráter misto, isto é, com presença de lojas físicas e virtuais. Utilizam-se de mídias sociais para relacionamento com o consumidor. A pesquisa identificou uma grande oportunidade de crescimento para o setor,
visto que o comércio eletrônico representa uma nova tendência.

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2015-09-02
Seção
Artigos Originais