Exposição ao ruído ocupacional em trabalhadores de um posto de combustível em Formiga – MG

  • Ronan Souza Sales Centro Universitário de Formiga UNIFOR-MG
  • Danielle dos Santos Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG
  • Karoline Santos Chiesa Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG
  • Brandon Pinheiro Pimenta Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG

Resumo

Introdução: Qualquer atividade, cotidiana ou não, gera um determinado nível de ruído, ou seja, gera um resíduo sonoro poluente para o meio ambiente. Torna-se assim de suma importância estudos sobre a exposição de trabalhadores ao ruído ocupacional, afim de se preservar a saúde destes. Objetivo: Avaliar o nível de ruído ao qual estão expostos os funcionários de um posto de combustível localizado na cidade de Formiga - MG através da quantificação da dose e comparar com a legislação. Metodologia: A quantificação da dose de ruído foi realizada através do dosímetro DOS 600. Foram quantificadas doses de ruído em diferentes jornadas e trabalho e diferentes funcionários trabalho. Posteriormente foi comparado os valores obtidos com a legislação vigente no país. Resultados: De acordo com a metodologia utilizada o menor valor de dose encontrada foi de 26,9% e o maior valor foi de 58,0%. Conclusão: Todos os valores obtidos encontram-se se encontram dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente no país.

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Ronan Souza Sales, Centro Universitário de Formiga UNIFOR-MG
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2008). Possui mestrado em Engenharia Agrícola, com ênfase em mecanização agrícola, pela Universidade Federal de Lavras (2011). Possui Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho (2011) e doutorado em  Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2015). Atualmente é professor Titular I do Centro Universitário de Formiga, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis.
Publicado
2018-03-30
Seção
Artigos Originais