Análise da situação de saúde apresentada por mulheres obesas de acordo com um core set resumido da CIF

  • André Carvalho Costa Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG
  • José Carlos Leal CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA
  • Raimisson Vieira Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA
  • Andrei Pereira Pernambuco CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA
  • Helena Siqueira Vassimon UNIVERSIDADE DE FRANCA
  • Marisa Afonso Andrade Brunherotti UNIVERSIDADE DE FRANCA

Resumo

Introdução: A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de tecido adiposo. Existem cerca de 600 milhões de obesos no mundo e, à medida que as pessoas se tornam obesas ou permanecem nessa condição por períodos prolongados, maior é o impacto nas estruturas e funções corporais. A obesidade também pode influenciar negativamente a realização de atividades de vida diária e participação social. Atualmente, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é o instrumento mais apropriado para classificar a funcionalidade e incapacidade de indivíduos e populações. Objetivos: Analisar a funcionalidade e incapacidade de mulheres com obesidade tipo I ou II por meio do core set resumido da CIF. Metodologia: Participaram 72 mulheres, com idades entre 20 e 40 anos, cadastradas em Unidades Básicas de Saúde de um município do Centro Oeste de Minas Gerais. O índice de massa corporal foi determinado e em seguida utilizou-se o core set resumido da CIF, desenvolvido para a obesidade. Resultados: A categoria “Função do Corpo” mais afetada foi b130 – Funções da energia e dos impulsos (65,3% da amostra). Com relação aos componentes “Atividades e Participação”, notou-se que a categoria d455 – deslocar-se, foi a mais comprometida (79% da amostra). Por fim, a categoria de “Fatores Ambientais” que mais atua como barreira foi e310 – família próxima (55,5% da amostra). Conclusões: Achados do estudo podem direcionar a tomada de decisão clínica e permitir que as ações sejam direcionadas para as reais necessidades dos pacientes, melhorando assim a resolutividade dos serviços e a satisfação dos pacientes.

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

André Carvalho Costa, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG
Graduação em Fisioterapia pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocinio -FIP (2000). Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela UGF; Fisioterapia Musculoesquelética e Desportiva pela UNIPAC e Ciências Biológicas pela FERLAGOS. Atualmente aluno do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (Campus Dona Lindu - Divinópolis). Professor, responsável técnico da CLIFOR e supervisor de estágio do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR). Responsável pelo serviço de fisioterapia da Academia Fisioestetic.
Publicado
2018-03-30
Seção
Artigos Originais