A docência em química: um estudo das concepções dos professores da rede pública de Formiga-MG

  • Adriely Arantes Borges UNIFOR-MG
  • Camila de Melo Silva UNIFOR-MG

Resumo

Atualmente há como pressuposto para que ocorra a construção do aprendizado escolar deve­se estabelecer relações e interações entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Um dos grandes desafios atuais do ensino de Química, nas escolas de nível médio, é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o cotidiano dos alunos, uma vez que os conceitos que eles trazem para a sala de aula advêm principalmente da leitura e vivência de mundo. Há fatores que podem interferir no ensino e que são encontrados como a má formação docente, a má infra­estrutura das escolas, falta de interesse e indisciplina dos alunos. Assim, o presente trabalho objetivou a realização de um estudo de campo sobre os conhecimentos e opiniões dos docentes acerca do ensino de química nas escolas. A coleta de dados foi constituída por meio de entrevistas semi­ estruturadas,   que   foram   aplicadas a professores do ensino   médio   de   escolas   públicas   do município de Formiga ­ MG. Percebe­se que os docentes têm a percepção que a maioria dos problemas estão nos alunos, por serem desinteressados e indisciplinados, porém, o centro do problema não é só esse, muitas vezes o professorado apresenta às vezes da má formação, falta de apoio e baixa infra­estrutura da escola.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Seção
Artigos Originais