HÁBITOS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES

  • Isabela Flávia dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-6564-1138
  • Naiara Cristina Silva Simões Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Isabela Ribeiro Gontijo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alessandra Beirigo Divino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Heuler Souza Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Introdução: A crescente valorização do corpo na atual sociedade de consumo tem contribuído para que um número crescente de jovens faça uso de esteroides anabolizantes, com intenção de desenvolvimento de massa muscular de forma rápida. O uso indiscriminado dessas substâncias pode ocasionar riscos para a saúde. Objetivo: Descrever os hábitos dos universitários graduandos em Educação Física de uma Instituição de Ensino em relação ao uso de esteroides anabolizantes. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa realizado em uma instituição de ensino superior de Divinópolis nos anos de 2015 e 2016. A amostra de pesquisa constou de 141 alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física. Os dados foram coletados através de um questionário auto respondido. Em seguida, foram tabulados no Microsoft Excel. Resultados: Entre os participantes predominou o sexo masculino (59,6%), e a faixa etária de maior ocorrência foi de 21 a 25 anos. A maioria dos participantes realiza atividade remunerada sendo a renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos. 70,9% dos indivíduos afirmam estarem satisfeitos com sua imagem corporal. 41,1% praticam atividades físicas quatro ou mais vezes na semana. A maioria dos entrevistados sabe o que são esteroides anabolizantes e afirmam conhecer os seus riscos (94,3%). Conclusão: Os participantes desse estudo, de forma geral, demonstraram ter conhecimento em relação ao uso dessas substâncias. O uso de esteroides entre a minoria dos participantes pode ter sido favorecido pela satisfação com a imagem corporal e a frequência da prática de atividades físicas.

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Biografia do Autor

Isabela Flávia dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
Naiara Cristina Silva Simões, Universidade do Estado de Minas Gerais
Acadêmica  do curso de  Enfermagem na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
Isabela Ribeiro Gontijo, Universidade do Estado de Minas Gerais
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
Alessandra Beirigo Divino, Universidade do Estado de Minas Gerais
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
Heuler Souza Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei, (UFSJ), São João Del-Rei, Minas Gerais,  Brasil. Professor na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
Publicado
2018-10-10
Seção
Artigos Originais