A formação continuada de servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco
paradoxos sobre o capital simbólico e a cultura organizacional
Resumo
Refletimos neste estudo sobre a relação entre a dinâmica interna do Poder Judiciário de Pernambuco e a formação continuada do(a) servidor(a) enquanto díade para compreender a circulação do capital simbólico entre diferentes atores do órgão. Assim, os objetivos específicos do estudo são: compreender as raízes da cultura organizacional do Tribunal de Justiça de Pernambuco; refletir acerca da gestão administrativa do judiciário pernambucano; relacionar a dinâmica de precarização da formação profissional do(a) trabalhador(a) do judiciário pernambucano em relação à cultura organizacional do TJPE. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa que apresenta a análise de relatórios oficiais bem como a sistematização e consulta de dados referentes à capacitação profissional de servidores(a) lotados no Fórum da Comarca de Arcoverde. Os dados obtidos descortinam que políticas de formação continuada geridas a partir de ditames neoliberais, preocupadas com indicadores que com a construção de um ambiente colaborativo, as quais não conduzem respostas satisfatórias diante dos desafios e da complexidade social com a qual lida o órgão.
Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Copyright (c) 2023 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.