Entrevista dra. Eugenie c. Scott

Entrevista Dra. Eugenie C. Scott

  • Heslley Machado Silva Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG

Resumo

Dra. Eugenie Carol Scott é uma antropóloga norte-americana que foi diretora executiva do National Center for Science Education (NCSE), foi professora e pesquisadora nas Universidades do Kentucky e do Colorado nos campos da Antropologia Médica e Biologia Óssea. Mas seu nome é lembrado como referência na luta pela educação científica de qualidade e contra o ensino das pseudociências do criacionismo e do design inteligente. Com muitos artigos publicados nas principais revistas acadêmicas do mundo e diversos livros, com destaque para os reconhecidos “Evolution vs. Creationism: An Introduction” (Evolução versus Criacionismo: Uma Introdução) e “Not in Our Classrooms: Why Intelligent Design is Wrong for Our Schools” e  “Não em nossas salas de aulas: Porque o Design Inteligente é errado para nossas escolas”. Eugenie Scott sempre esteve na linha de frente para evitar que o criacionismo fosse ensinado nas escolas dos EUA, foi premiada por diversas entidades científicas pelos seus esforços nessa linha. Tem diversos diplomas universitários honoris causa, presidiu e é membro de várias associações acadêmicas americanas. Inclusive pelo mérito de sua vida acadêmica em prol do ensino científico recebeu uma homenagem inusitada em 2014, tendo o Asteroide 249540 recebido o nome de Eugeniescott (2010 HX14). Não há espaço aqui para descrever as todas realizações acadêmicas da Dra. Scott, então só temos que agradecer, ficarmos orgulhosos e aproveitar ao máximo a oportunidade de entrevistar a brilhante cientista em nossa revista Conexão Ciência.

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Heslley Machado Silva, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG
Doutorando em educação na Universidade Federal de Minas Gerais, programa Latino-americano e linha de pesquisa Educação e Ciência, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com especialização em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras e especialização em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor titular da Universidade de Itaúna/MG e professor adjunto II do Centro Universitário de Formiga/MG. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Embriologia, Genética, Evolução, Zoologia e coordenação de cursos de Ciências Biológicas. Atua também como pesquisador do UNIFOR/MG e Universidade de Itaúna/MG, nas áreas de saúde (tipos de parto), educação e evolução.
Publicado
2019-04-05
Seção
Entrevista