Perfil nutricional e sintomas de pacientes com doença onco-hematológica: comparando adultos e idosos

  • Rafaela Santi Dell'Osbel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Joana Zanotti Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Resumo

Introdução: A quimioterapia é um dos tratamentos para as doenças onco-hematológicas. Por ser um tratamento de efeito sistêmico, o paciente pode apresentar efeitos indesejados, e consequentemente, apresentar déficits nutricionais. Objetivo: Avaliar o perfil nutricional e sintomas associados, em pacientes com diagnóstico de doença onco-hematológicas, em tratamento quimioterápico ambulatorial, comparando os pacientes adultos com os idosos. Metodologia: Estudo transversal observacional, realizado em um ambulatório de oncologia de Caxias do Sul/RS. Avaliou-se o perfil nutricional pela Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Próprio Paciente (ASG-PPP). O estudo foi composto por 65 pacientes, destes 28 adultos e 37 idosos. As variáveis foram descritas por média e desvio padrão ou frequência bruta e relativa. Realizou-se o teste de Qui-quadrado, e considerou-se um nível de significância de 5%. Resultados: O diagnóstico oncológico mais prevalente foi o Linfoma Não-Hodgkin. Entre os adultos, 39,3% apresentaram sobrepeso segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), 96,4% foram classificados como bem nutridos segundo a ASG-PPP, contudo 42,9% apresentaram perda de peso de até 5% em 6 meses. Entre os idosos, 48,6% eram eutróficos segundo o IMC, 73% foram classificados como bem nutridos segundo a ASG-PPP, no entanto, 40,5% apresentaram perda de peso de até 5% em 6 meses. Os sintomas mais prevalentes, em ambos os grupos, foram xerostomia, náuseas e constipação. Conclusão: Embora a maioria da amostra tenha sido classificada como bem nutrida, a perda de peso esteve presente de forma considerável, indicando a necessidade do diagnóstico nutricional efetivo e identificação precoce do risco de desnutrição.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Joana Zanotti, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Docente na FSG Centro Universitário (FSG), Caxias do Sul, RS, Brasil.

Publicado
2020-11-10
Seção
Artigos Originais