Testes sorológicos no diagnóstico da Covid-19

Resumo

Introdução: Na pandemia causada pelo COVID 19 se torna cada vez mais importante o diagnóstico correto dos casos. Apesar do RT-PCR ainda ser o padrão ouro para diagnóstico de COVID-19, testes sorológicos que detectam anticorpos vêm ganhando cada vez mais importância por serem mais disponíveis, ter resultados liberados mais rápidos e não depender nem de estrutura ou equipe especializada para coleta ou análise.

Objetivo: Analisar as propriedades, limitações, indicações de uso e interpretação de resultados dos diferentes testes sorológicos disponíveis para COVID-19.

Métodos: Revisão da literatura disponível na plataforma PubMed através dos termos “SARS-CoV-2”, “COVID-19”, “testes sorológicos”, e dados fornecidos pelas diretrizes do Ministério da saúde, aliando conceitos epidemiológicos à esses dados.

Resultados: Temos diversos métodos utilizados para identificar anticorpos de maneira quantitativa ou qualitativa. Mais de 60 testes diagnósticos para a COVID-19 estão registrados no Brasil, sendo que a maior parte são testes sorológicos e, dentre estes, a maioria são testes imunocromatográficos. Testes que detectam anticorpos contra o núcleocapsídeo tendem a ser mais sensíveis, enquanto anticorpos anti proteína spike tendem a ser mais específicos. Já existem testes no mercado que detectam ambos, sendo capazes de possuir tanto sensibilidade com especificidade elevadas.

Conclusão: Os testes sorológicos para SARS-CoV-2 estão em alta demanda e são vários os tipos de testes em circulação. É necessário conhecimento das propriedades intrínsecas dos testes e valor preditivo associado, levando em consideração o tempo de curso clínico da doença ao pedir o teste e interpretar seus resultados.

Palavras chave: SARS- CoV - 2; COVID -19; testes sorológicos; acurácia


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2021-03-02
Seção
Revisão de Literatura