Estudo in vitro da atividade antifúngica do extrato de guaco (Mikania glomerata) contra Candida albicans

  • Ronilson Ferreira Freitas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e Universidade Cândido Mendes - UCAM.
  • Renata Dias Pereira Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.
  • Juliana Aparecida Fonseca Veloso Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.
  • Helen Ferreira Mota Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.
  • Bárbara Caroline Ferreira Mota Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
  • Vanessa de Andrade Royo Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI e Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

As infecções hospitalares e a resistência aos antifúngicos são problemas crescentes na saúde pública. Candida albicans é considerada a principal espécie do gênero Candida representando cerca de 90% dos processos infecciosos de candidíase. O presente estudo teve como objetivo determinar a concentração inibitória mínima (CIM) do extrato bruto de Mikania glomerata (guaco) contra isolados clínicos de C. albicans. Cinco amostras do fungo coletadas em laboratórios clínicos foram identificadas como A, B, C, D e E. O extrato hidroalcóolico das folhas de guaco foi obtido por maceração exaustiva e diluído em solução tween em salina nas concentrações entre 50 e 400 µg/mL. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo método de microdiluição em caldo e como controle foi utilizado o antifúngico nistatina. Após 48 de incubação, foram preparadas lâminas com 10 µL do conteúdo de cada poço e azul de lactofenol. As concentrações inibitórias mínimas obtidas foram <400, <300, <250 e <50 µg/mL para os isolados A, B, D e E, respectivamente. Para o isolado C não foi observado crescimento nas contrações testadas. Portanto, o extrato bruto de M. glomerata apresentou atividade contra 80% dos isolados de C. albicans, sugerindo a presença de compostos ativos e a possibilidade de desenvolvimento de um agente antifúngico.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Ronilson Ferreira Freitas, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e Universidade Cândido Mendes - UCAM.
Especialização em Andamento em Farmacologia e Toxicologia Clínica pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.
Renata Dias Pereira, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.
Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.
Juliana Aparecida Fonseca Veloso, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.
Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.
Helen Ferreira Mota, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.

Graduação em andamento em Farmácia pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI.

Bárbara Caroline Ferreira Mota, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Vanessa de Andrade Royo, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI e Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
Doutorado em Ciências Farmacêuticas (Produtos Naturais e Sintéticos) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FCFRP/USP.
Publicado
2015-09-02
Seção
Artigos Originais