Composto de comunicação em marketing para campanha publicitária: um estudo para os candidatos ao cargo de prefeito no interior de Minas Gerais nas eleições de 2016

  • Álvaro Leonel de Oliveira Castro Centro Universitário de Formiga - UNIFOR/MG
  • Elizangela da Rocha
  • Isaac D'Leon de Almeida
  • Jussara Maria Rodrigues Silva Oliveira

Resumo

Este trabalho de pesquisa procurou analisar a importância e a complexidade do composto de comunicação em marketing aplicado em campanhas publicitárias de candidatos ao cargo de prefeito da cidade de Formiga – MG, para as eleições de 2016. Na presente pesquisa, o candidato foi tratado como uma organização, que envolve todos os compostos administrativos. Assim o candidato exerce o papel de produto, os moradores da cidade passam a ser seu público-alvo, a mídia formiguense o ponto de venda, de praça de distribuição e o preço dado a esse produto é a confiabilidade de ser votado, por meio da escolha feita pelo eleitor no dia de votação. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que forneceu o embasamento teórico, e a pesquisa descritiva, que permitiu analisar a visão prática dos principais veículos de comunicação, em relação ao papel do Composto de Comunicação em campanhas publicitárias eleitorais. Os dados foram coletados por meio de questionário, sendo que o universo amostral teve como justificativa os veículos que conquistaram o Prêmio Mérito Lojistas de Formiga em 2014 e 2015. Os resultados obtidos permitiram concluir que o composto de comunicação em marketing para campanha eleitoral é de extrema valia, uma vez que por meio dele, os candidatos ao cargo de prefeito terão à sua disposição, ferramentas que dão o suporte e o aparato, para alcançarem os resultados esperados. 


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2016-08-26
Seção
Artigos Originais