Triagem fitoquímica dos extratos aquosos de Bauhinia candicans, Foeniculum vulgare, Mentha pulegium e Morus nigra

  • Reginaldo Cruz Alves Rosa Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Centro Universitário de Formiga.
  • Lília Rosário Ribeiro Centro Universitário de Formiga
  • Amanda Maria Gondim Souza Centro Universitário de Formiga
  • Tânia Aparecida Fonseca Centro Universitário de Formiga

Resumo

Bauhinia candicans, Foeniculum vulgare, Mentha pulegium e Morus nigra são espécies vegetais amplamente utilizadas na medicina popular brasileira para o tratamento de diversas patologias. Essas espécies também fazem parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) por apresentarem potencial em derivar fitoterápicos, contudo, ainda carecem de pesquisas que validem sua utilização terapêutica. Nesse contexto, estudos fitoquímicos são de grande utilidade, por indicarem a presença dos diferentes compostos originados do metabolismo secundário dos vegetais, que por sua vez podem desencadear diferentes efeitos nos organismos expostos a eles. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma triagem fitoquímica preliminar nos extratos aquosos de B. candicans, F. vulgare, M. pulegium e M. nigra. O material botânico para produção dos extratos foi obtido em comércio local na cidade de Formiga – MG. Os extratos foram obtidos por decocção em água destilada na concentração de 10g/L. A identificação das principais classes de metabólitos secundários se deu através de reações químicas que resultaram em mudança de coloração e/ou precipitação, características para cada classe. Foram identificadas quatro classes de metabólitos secundários: taninos e saponinas espumídicas nos extratos de Bauhinia candicans, Foeniculum vulgare, Mentha pulegium e Morus nigra; alcaloides nos extratos aquosos de B. candicans, M. pulegium e M. nigra e depsídeos e depsidonas nos extratos de M. pulegium e M. nigra. Estes resultados corroboram com as atividades biológicas relatadas para as espécies vegetais analisadas, além de indicá-las como promissoras fontes de estudos que visem à identificação de atividades terapêuticas ainda não relatadas.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Reginaldo Cruz Alves Rosa, Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Centro Universitário de Formiga.
Graduando em Ciências Biológicas no UNIFOR-MG (2015). Atualmente é mestrando no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
Publicado
2016-08-26
Seção
Artigos Originais