Influência de um programa educativo na promoção da saúde de mulheres obesas: um estudo piloto

  • André Carvalho Costa Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG

Resumo

Introdução: A obesidade é determinada por um desequilíbrio energético crônico que envolve uma ingestão alimentar maior que o gasto calórico. Se destaca como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, pois pode configurar como fator de risco para mortalidade e diversas morbidades. Por isso, são necessárias definições das prioridades e estratégias de ação, especialmente no que tange a promoção da saúde de obesos. Objetivos: Avaliar a influência de um programa educativo em saúde sobre variáveis clínicas e comportamentais de mulheres com obesidade tipo I e/ou II. Metodologia: Estudo longitudinal experimental. Doze voluntárias foram selecionadas, porém ao longo do estudo, sete foram excluídas por não comparecerem a 80% do programa. Obteve-se os dados de interesse nos momentos pré e pós intervenção. O programa educativo usado para promoção de saúde das obesas, foi pautado em palestras educativas e dinâmicas em grupo, que abordavam as terapias comportamentais, o aumento do gasto calórico e a reeducação alimentar. As atividades duraram três meses, realizadas uma vez por semana, por uma hora. Resultados: Não houve significância estatística em nenhuma variável pesquisada, porém foi observada uma melhora nos valores absolutos, com relação ao IMC e aos escores do IDATE – Traço/Estado. De acordo com o comportamento alimentar, a alimentação emocional foi a que chegou mais perto da significância. A restrição cognitiva e o descontrole alimentar também melhoraram, porém em porcentagens menores. Conclusões: Não houve alterações estatísticas das variáveis pesquisadas, possivelmente pela perda de grande parte da amostra, por isso, outros estudos devem ser realizados.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

André Carvalho Costa, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG
Graduação em Fisioterapia pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocinio -FIP (2000). Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela UGF; Fisioterapia Musculoesquelética e Desportiva pela UNIPAC e Ciências Biológicas pela FERLAGOS. Atualmente aluno do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (Campus Dona Lindu - Divinópolis). Professor, responsável técnico da CLIFOR e supervisor de estágio do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR). Responsável pelo serviço de fisioterapia da Academia Fisioestetic.
Publicado
2016-08-26
Seção
Artigos Originais