Primeiro registro de Lepidosiren paradoxa, (Lepidosireniformes: Lepidosirenidae) para a o Rio Paraopeba, Bacia do Rio São Francisco, Brasil.

  • Fábio Pereira Arantes Professor Col. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Biologia de Vertebrados. http://orcid.org/0000-0002-8404-6772
  • José Enemir Santos Professor Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Biologia de Vertebrados.
  • Nilo Bazzoli Professor Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Biologia de Vertebrados.

Resumo

A introdução de peixes não nativos em águas interiores é uma das principais ameaças à biodiversidade. Espécies introduzidas podem competir por recursos, predar a fauna nativa, transmitir doenças, hibridização e parasitas. Lepidosiren paradoxa, popularmente conhecido como piramboia, é o único representante sul americano do grupo dos dipnoicos, verdadeiros peixes pulmonados, sendo sua área de abrangência natural, as bacias do rio Amazonas, do rio Paraguai, no baixo Paraná e do rio Orinoco. Como todas as espécies exóticas ou alóctones introduzidas fora de seu ambiente natural, é um potencial invasor aos ambientes aquáticos. Este trabalho registra a primeira ocorrência de Lepidosiren paradoxa no rio Paraopeba, bacia do rio São Francisco, no estado de Minas Gerais, Brasil. Os exemplares de L. paradoxa descritos no presente trabalho e identificado de acordo com a literatura especializada foram capturados em uma lagoa marginal (margem esquerda) do rio Paraopeba chamada de lagoa Chiqueiro (19o21’52,5”S - 44o32’26,5”W), localizada no município de Papagaios, e a uma profundidade de 3 m. Foi utilizada na captura rede de emalhar de nylon com malhas de 8 cm entre nós opostos. O presente trabalho aumenta a lista de espécies introduzidas na bacia do rio Paraopeba e serve de alerta sobre os potenciais impactos da introdução de peixes sobre a ictiofauna nativa.

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2016-08-26
Seção
Artigos Originais