Gestão do conhecimento em universidades corporativas

  • Carla de Faria Centro Universitário de Formiga

Resumo

Este artigo objetiva analisar as características que definem as Universidades Corporativas, enquanto ferramenta de Gestão do Conhecimento e verificar sua aplicação por meio do enquadramento de uma instituição àquele conceito. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão de literatura e em um estudo de caso na UniverCemig, Universidade Corporativa da CEMIG, uma Sociedade de Economia Mista de Minas Gerais que atua no setor elétrico. A coleta de dados deu-se de três formas: por meio de pesquisa no site corporativo e relatório de sustentabilidade da empresa; observação direta das instalações e funcionamento do centro de aprendizagem em análise; e pela entrevista com o gerente do mesmo. O estudo ampliou a percepção acerca de uma ferramenta educacional, apontando que a UniverCemig encontra-se muito próxima do modelo teórico, necessitando para isso, obter o reconhecimento de seus créditos por instituições de ensino superior. A pesquisa também apontou os seus objetivos futuros rumo à excelência e exibiu as lacunas para novos trabalhos

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Carla de Faria, Centro Universitário de Formiga

Professora de Análise de Demonstrações Contábeis - Curso de Ciências Contábeis - UNIFOR-MG

Graduada em Administração e Ciências Contábeis pelo UNIFOR-MG

Espealização em Controladoria pela UFLA

Mestranda em Administração Pública pela UFLA

Publicado
2016-08-26
Seção
Revisão de Literatura