Avaliação da Uniformidade de Conteúdo de Formas Farmacêutica Contendo Carvedilol

  • Marina Gabriela Teixeira Pires
  • Lorena Layane de Assis
  • Cláudia Lorrany Aparecida Gomes
  • Letícia Nunes Cardoso
  • Mariana Quirino Franco
  • Wilson Rodrigues Braz

Resumo

Introdução: O interesse em garantir um produto eficaz e seguro ao consumidor tem aprimorado as exigências no controle de qualidade das farmácias magistrais e indústrias farmacêuticas, onde os medicamentos magistrais e industriais devem seguir as recomendações previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando se trata de medicamentos com baixas dosagens de ativo esse controle de qualidade desempenha um papel primordial, pois devido a dificuldade de homogeneização, há maior probabilidade de desvios de qualidade relacionados à dosagem e a uniformidade de conteúdo nas formas farmacêuticas. O carvedilol é um betabloqueador de terceira geração utilizado no tratamento da hipertensão arterial sistêmica e no tratamento e controle de doenças cardiovasculares.

Objetivo: Avaliar a uniformidade de conteúdo de formas farmacêuticas contendo carvedilol na dosagem de 6,25 mg nas apresentações de referência, genérico, similar e magistral.

Metodologia: A metodologia utilizada para os ensaios realizados foi de acordo com os métodos descritos na Farmacopeia Brasileira 5ª edição e na monografia oficial do carvedilol descrita na Farmacopeia Britânica e na Farmacopeia Americana, e o método espectrofotométrico de UV/Vis validado por Sousa e Ribeiro. Foram realizados os testes de determinação de peso, doseamento e o teste de uniformidade de doses unitárias.

Resultados: Todas as amostras testadas foram aprovadas nos ensaios realizados, conforme a monografia do fármaco e Farmacopeia Brasileira.

Conclusão: Todos os medicamentos avaliados apresentaram dentro dos padrões de qualidade, apresentando a real dose indicada na embalagem, comprovando a sua eficácia e segurança, sendo adequados para o uso terapêutico.

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2017-04-28
Seção
Artigos Originais