Marketing e difusão de conhecimento em universidades federais: estudo multicaso no sul de Minas Gerais

  • André Siqueira Rennó Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG
  • João Francisco Sarno Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Érica Aline Ferreira Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA

Resumo

Atualmente existe um direcionamento global ao conceito de universidades como protagonistas de produção do conhecimento e geradoras de inovações tecnológicas. O objetivo desse trabalho foi entender como empresas incubadas em Instituições de Ensino Superior (IES) se apropriam do conhecimento gerado e difundido na Universidade e aplicam em seus negócios. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em quatro empresas de base tecnológicas incubadas em duas IES. Verificou-se que o marketing institucional dentro da IES para os conhecimentos gerados ainda é muito imaturo. Não se verificou investimentos em marketing para os projetos desenvolvidos pelas empresas incubadas. Em relação à apropriação da inovação esse conceito está muito imaturo dentro da cultura da universidade. Não se notou uma grande preocupação com a proteção dos ativos intelectuais por alguns motivos, entre eles: excesso de burocracia para utilização desses mecanismos, por acreditar que outros mecanismos de proteção técnica possam ser mais úteis ao empreendimento e por acreditar que se tratando de um ambiente de alta tecnologia, essas não necessitariam de proteção por se modificarem rapidamente nesse ambiente dinâmico.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

André Siqueira Rennó, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG

Professor do Curso de Marketing do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG)

Mestre em Administração pela UFLA, linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação.

Graduado em Administração pela UFLA.

João Francisco Sarno Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Administração pela UFLA (2013). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016). Doutorando em Inovação Tecnológica pelo DQI/ICEx/UFMG (2016)

Érica Aline Ferreira Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduada em Administração Pública pela UFLA

Mestrado em Administração pela UFLA

Doutoranda em Administração pela UFLA

Publicado
2017-05-04
Seção
Artigos Originais