Avaliação da substituição do benzeno por ciclohexano como solvente residual na obtenção do álcool etílico absoluto

  • Michelle Campos Fonseca Centro universitário Una Bom Despacho
  • Elis Regina Souza Morato
  • Thiago Azevedo de Freitas
  • Wilson Rodrigues Braz

Resumo

Introdução: O álcool etílico absoluto, também conhecido como álcool puro ou álcool anidro, é obtido pela desidratação do álcool hidratado com o auxílio do benzeno ou substituição do mesmo por ciclohexano. A destilação simples ou fracionada de etanol não resulta em uma concentração alcoólica maior que 95%. Já o álcool ou etanol absoluto possui uma concentração mínima de 99,6%. Pertence à classe dos álcoois, sendo a partir da cana-de-açúcar ou o milho as duas formas mais comuns de ser produzido. Em sua composição, dependendo da rota de síntese, pode conter hidrocarbonetos aromáticos como o benzeno, um composto químico altamente tóxico e carcinogênico. Esse composto é uma das substâncias que desperta grande interesse por ser um solvente presente na formulação de vários produtos de livre acesso a população. O álcool absoluto é largamente utilizado como matéria-prima para diversos produtos como detergentes, gasolina, no aeromodelismo, preparo de combustível, domissanitários, assepsia das mãos e, principalmente, nas fórmulas farmacêuticas e cosméticas. Objetivo: Avaliação da detecção e quantificação do benzeno e substituição do mesmo por ciclohexano como possível resíduo da rota de síntese de obtenção do álcool absoluto, comercializado em drogarias na região centro-oeste de Minas Gerais, no período de setembro e outubro de 2017. Método: O método utilizado para análise foi o de solventes residuais preconizada pela United States Pharmacopeial Convention, USP 40 NF 35, página 2616, por meio da técnica de cromatografia gasosa. Conclusão: Todas as amostras testadas apresentaram teor no teste de cromatográfica gasosa em conformidade com os parâmetros exigidos pela ANVISA. As amostras dos fabricantes se apresentaram seguras ao uso humano em relação a concentração do benzeno sendo comprovada a utilização do ciclohexano no processo de desidratação do álcool.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Elis Regina Souza Morato

Graduanda em Farmácia pelo Centro Universitário Una de Bom Despacho - Curso de Farmácia. Bom Despacho – Minas Gerais, Brasil.

Thiago Azevedo de Freitas

Graduando em Farmácia pelo Centro Universitário Una de Bom Despacho - Curso de Farmácia. Bom Despacho – Minas Gerais, Brasil.

Wilson Rodrigues Braz

Mestre em Farmácia, Professor Titular do Curso de Farmácia do Centro Universitário Una de Bom Despacho -Bom Despacho – Minas Gerais, Brasil.

Publicado
2019-09-30
Seção
Artigos Originais