Cuidados farmacêuticos no tratamento oncológico: Uma revisão integrativa da literatura

  • Laynara Cézar Lobato Centro Universitário UNA Bom Despacho
  • Luma Oliveira Campos
  • Sheila Aparecida Caetano
  • Wilson Rodrigues Braz

Resumo

Introdução: Atualmente, o câncer é um dos mais importantes problemas de saúde pública. Os medicamentos usados no tratamento apresentam alto índice de toxicidade e efeitos adversos, se fazendo necessária uma equipe multidisciplinar de saúde nos cuidados a esse paciente. O farmacêutico oncológico busca analisar e resolver de maneira documentada e sistematizada os problemas relacionados com medicamentos que surjam no decorrer da terapêutica, além de se abranger no acompanhamento do paciente, visando um tratamento mais seguro. O tratamento não farmacológico busca minimizar de maneira eficaz possíveis efeitos adversos, tendo como foco principal o doente e não a doença.

Objetivo: Buscou-se neste trabalho conhecer e discutir por meio de levantamento bibliográfico as contribuições do cuidado farmacêutico ao paciente oncológico.

Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, onde se utilizou dissertações e artigos científicos pesquisados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Sciello, EBSCO e Google Acadêmico por meio dos descritores: “cuidados farmacêuticos”, “oncologia”, “atenção farmacêutica”, “câncer”, “farmacoterapia”. Os critérios de inclusão foram textos em idioma português, completos e adequados ao tema proposto.

Resultados: Foram encontrados sessenta e seis artigos, destes quarenta e oito foram excluídos de acordo com os critérios utilizados. Foram analisados dezoito artigos sendo que estes versam a cerca das contribuições dos cuidados farmacêuticos ao paciente oncológico no âmbito farmacológico e problemas relacionados ao seu uso, nos cuidados não farmacológicos e os aspectos legais desta atribuição profissional.

Conclusão: É essencial a atuação do profissional farmacêutico na oncologia como contribuinte para promoção, prevenção, melhora da qualidade de vida e recuperação da saúde dos pacientes oncológicos, acometidos pelos efeitos adversos da quimioterapia.

Palavras-chave: Farmacêutico Oncológico; Atenção; Antineoplásicos; Câncer


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2019-04-05
Seção
Revisão de Literatura