Agulhamento a seco em pontos gatilho miofasciais: uma revisão sistemática

Português

  • Matheus Hissa Ferreira Newon Praiva

Resumo

Introdução: A dor musculoesquelética é a principal causa de quadros álgicos em toda sociedade. Uma importante causa destas dores são os pontos gatilho miofasciais, nódulos palpáveis na musculatura esquelética, hipersensíveis, dolorosos, formados em uma banda tensa, e a presença dos mesmos caracteriza a Síndrome Dolorosa Miofascial. Inúmeros tratamentos são utilizados para esta síndrome, incluindo o agulhamento a seco, que envolve a introdução de uma agulha no tecido a ser tratado com objetivo de reduzir a dor.

Objetivo: Avaliar o efeito da técnica de agulhamento a seco para redução da dor causada por pontos gatilho miofasciais através de uma revisão sistemática.

Metodologia: Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Medline, Lilacs, PEDro e SciELO, no período de 1990 até maio de 2017, com os descritores em inglês “trigger points”, “myofascial pain syndromes” e “needles” em associação, além da utilização do termo livre “dry needling”. Foram incluídos apenas ensaios clínicos aleatórios.

Resultados: Dos 515 artigos encontrados nas bases de dados mencionadas, 11 atenderam aos critérios de inclusão. Somando as amostras de todos os estudos, participaram desta revisão sistemática 442 indivíduos, sendo 130 homens, 253 mulheres e 59 não tiveram o sexo especificado.

Conclusão: A maior parte dos estudos incluídos nesta revisão sistemática mostram que o agulhamento a seco é uma técnica efetiva para redução da dor causada por pontos gatilho miofasciais em diferentes regiões anatômicas do corpo a curto prazo, quando comparadas a nenhuma intervenção ou com agulhamento a seco simulado.

Palavras-Chave: Myofascial pain syndromes; Trigger points; Needles; Dry needling.


Warning: file_put_contents(): Only 0 of 26 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/plugins/generic/usageStats/PKPUsageStatsPlugin.inc.php on line 659

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2019-12-13
Seção
Revisão de Literatura