Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows.

  • Luis Fernando Soares Universidade Federal de São João del-Rei
  • Stênio Nunes Alves
  • Eduardo Henrique de Matos Lima
  • Heitor Antônio Gonçalves
  • Rafael Cesar Russo Chagas
  • Lucas Fernandes do Carmo

Resumo

Introdução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Relatar a pesquisa e do desenvolvimento relacionado à utilização de um jogo em realidade virtual, com sistema de captura de movimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre TDIC para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores através de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Publicado
2019-12-13
Seção
Artigos Originais