Pluralismo jurídico e diversidade sexual e de gênero

a produção de normas sociais versus a cultura da violência ante a omissão estatal aos direitos LGBTQ+

  • André Luis Penha Corrêa Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lucas Lopes Grischke Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Rubens Vicente Rodrigues Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Pretende-se abordar o assunto da omissão estatal frente ao reconhecimento e a efetivação dos direitos LGBTQ+, com o objetivo de analisar até que ponto o fenômeno do pluralismo jurídico consegue suprir as ausências estatais e constitucionais com os grupos LGBTQ+ em uma sociedade fortemente marcada pelo heterossexismo. Utiliza-se a metodologia de pesquisa bibliográfica com o objetivo de cotejar os temas da diversidade sexual e do pluralismo jurídico, sob a hipótese de que a ocorrência do fenômeno do pluralismo possa suprir, ainda que em parte, as omissões Estatais quanto ao reconhecimento e garantia dos direitos do grupo social dos e das LGBTQ+. Entre os conceitos empregados, analisa-se o Pluralismo Jurídico sob a perspectiva de Wolkmer. Ao final concluiu-se, então, o fato de que a diversidade sexual está intrinsecamente relacionada à dignidade humana, principio maior da Constituição Cidadã e que ordena o Estado na produção de norma. A dignidade humana exige do Estado e da sociedade que sejam propiciadas às pessoas, independentemente de sua diversidade, condições mínimas e sadias para o seu desenvolvimento natural e a sua interação social digna. O pluralismo opera como o estágio inicial à obtenção de direitos ratificados pelo Poder Judiciário, porém as bases sociais heterossexistas ainda se encontram muito firmes, de forma que tais direitos não chegam à esfera legislativa.

Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

André Luis Penha Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Advogado. Especialista em Direito Civil pela rede de ensino LFG/Anhanguera. Pós-graduando no curso de Especialização em Direitos Humanos da Faculdade Verbo Educacional. Pós-graduando no curso de Mestrado em Direito e Justiça Social na Universidade Federal do Rio Grande.
Lucas Lopes Grischke, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Servidor Público. Especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades pelo Centro Universitário Internacional. Pós-graduando no curso de Mestrado em Direito e Justiça Social na Universidade Federal do Rio Grande.
Rubens Vicente Rodrigues Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Advogado. Especialista em Direito Previdenciário pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Pós-graduando no curso de Mestrado em Direito e Justiça Social na Universidade Federal do Rio Grande.
Publicado
2019-05-24
Seção
Artigos