Ataques e contra-ataques ao processo do trabalho: justiça gratuita ou injustiça gratuita?
Resumo
Partindo da premissa de que no regime econômico capitalista a tensão entre o trabalho e o capital é dicotômica e constante, ataques aos sistemas de proteção do trabalho e da pessoa humana que trabalha são o foco da guerra pelo poder. Neste contexto, este artigo pretende demonstrar a (in)compatibilidade da Lei 10.467/2017 com o projeto de constitucionalização do Direito decorrente do Estado Democrático de Direito brasileiro. Em especial no que tange as alterações impostas ao processo do trabalho no campo do acesso à justiça trabalhista, decorrentes da fixação objetiva do teto salarial para pleito da gratuidade judiciária, e, da mitigação do gozo dos efeitos deste benefício, pretende-se analisar sua conformação com o ordenamento internacional, constitucional e infraconstitucional, para que, finalmente, seja possível responder à seguinte questão: o modelo de regulamentação da gratuidade judiciária (e seus efeitos) adotado pela Lei 13.467/2017 importa em justiça ou injustiça social?
Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Copyright (c) 2019 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.