O Instituto do Amicus Curiae como direito fundamental

  • Carlos André Maciel Pinheiro Pereira Universidade Potiguar (UnP) http://orcid.org/0000-0002-4754-0990
  • Pedro Wellington Dantas dos Santos Universidade Potiguar (UnP)
  • Welton de Carvalho Costa Filho Universidade Potiguar (UnP)

Resumo

O presente artigo pretende debater o instituto do amicus curiae enquanto um direito fundamental que concretiza o princípio constitucional da democracia. Para tanto, utiliza-se do método dedutivo que se baseia em fontes bibliográficas e a análise da legislação vigente, a partir de uma pesquisa normativa e qualitativa. Compreende que uma interpretação aberta da Constituição, com ênfase em uma legitimidade procedimental depende de um mecanismo dialógico entre o tribunal constitucional e a sociedade. Percebe que existe um elo entre a participação cidadã na formação do direito e a existência de um direito fundamental de status activus processualis. Explica que o amicus curiae pode ser visto como uma ferramenta para concretização, no âmbito judicial, do direito fundamental à participação cidadã. Por fim, conclui que o amicus curiae atua como um agente que materializa esses direitos, além de conferir legitimidade democrática às decisões judiciais em razão de promover a aproximação entre o Judiciário e a sociedade.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094

Biografia do Autor

Carlos André Maciel Pinheiro Pereira, Universidade Potiguar (UnP)

Doutorando em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI–RN). Professor DNS I da Universidade Potiguar (UnP). Advogado.

Pedro Wellington Dantas dos Santos, Universidade Potiguar (UnP)

Graduando em Direito pela Universidade Potiguar (UnP). E-mail: pedrowelldantas@gmail.com

Welton de Carvalho Costa Filho, Universidade Potiguar (UnP)

Graduando em Direito pela Universidade Potiguar (UnP). E-mail: welton.carvalho.cf@gmail.com

Publicado
2023-10-24
Seção
Artigos