Correlação entre os conceitos de fonte do Direito e de forma do Direito: aspecto teórico e conceitual
Resumo
O objetivo da pesquisa é visualizar as principais abordagens para a compreensão da categoria fonte do direito. Conteúdo principal. Com base nos trabalhos científicos disponíveis de cientistas nacionais e estrangeiros, foi revelada a essência e o conteúdo da “fonte do direito”, foi realizada uma análise da relação entre os conceitos de “fonte do direito” e “forma do direito” e diferenças entre eles foram comprovadas. Metodologia: A base metodológica da pesquisa é apresentada como análise jurídica comparativa e sistemática, método jurídico formal, método de interpretação, método hermenêutico, bem como métodos de análise e síntese. Conclusões. Resumindo o que foi dito, podemos concluir que conceitos como “fonte do direito” e “forma do direito” não podem ser considerados idênticos. Convém definir a forma do direito como o método de objetivação do direito que é, como desenho externo do conteúdo do direito, a chamada manifestação externa do conteúdo jurídico. Ao mesmo tempo, a fonte do direito é apropriada para ser considerada como origem do direito, ou seja, aquelas condições e circunstâncias nas quais os significados do direito são formados, a partir das quais o direito como tal é criado.
Palavras-chave: fonte do direito, forma do direito, conteúdo, formas internas e externas do direito, correlação.
Warning: Smarty error: unable to read resource: "file:0/plugins/generic/usageStats/templates/outputFrontend.tpl" in /var/www/html/php5-instance/ojs/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/Smarty.class.php on line 1094
Copyright (c) 2023 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.